Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO "ESSE TAL DE CELULAR"

Leia o texto 1 abaixo para fazermos algumas reflexões:


Esse tal de celular
É negócio interessante
Eu que antes criticava
Hoje teclo a todo instante.
 
Quase nem durmo ou almoço
E quem criou esse troço
 
Teve uma mente brilhante.
Quem diria que um dia
Eu pudesse utilizar
Calculadora e relógio
Câmera de fotografar.
Tudo no mesmo aparelho
Mapa, calendário, espelho
E telefone celular.
E agora a moda pegou
Pelas "Redes Sociais”
É no "Face"ou pelo "Zap"
Que o povo conversa mais.
Talvez não saiba o motivo
Que esse tal de aplicativo
É mais lido que os jornais.
Eu acho muito engraçado
Porque muita gente tem
Um Grupo só pra Família
Um do Trabalho também.
E até aquele contato
Que só muda de retrato
Mas não fala com ninguém!
Tem o Grupo da Escola
O Grupo da Academia
Grupo da Universidade
O Grupo da Poesia.
Tem o Grupo das Baladas,
Das Amigas Mais Chegadas
E o da Diretoria.
Tem quem mande Oração,
"Bom dia!", de vez em quando
Que só mande figurinhas
Quem só fica reclamando.
Nos Grupos é que é parada
Dia, noite, madrugada
Sempre tem alguém teclando.
Cada um que analise
Se é bom ou se é ruim
Ou se a Tecnologia
É o começo do fim.
Talvez um voto vencido
Porém o Zap tem sido
Até útil para mim.
 
Eu acho que a Internet
É uma coisa muito boa
Tem coisas muito importantes
Porém muita coisa à toa.
Usar de forma acertada
Ou, por ela, ser usada
Vai depender da pessoa.
Comunicação é bom
Vantagens que hoje se tem
Feliz é quem tem amigos
Fora das Redes também.
A vida só tem sentido
Quando o que é permitido
É aquilo que convém.
Pra quem meu verso rimado
Acabou de receber
Compartilhe esta mensagem
Que finaliza a dizer:
 “Viva a vida intensamente
Porque é pessoalmente
Que se faz acontecer!”.
(Autor Desconhecido)

Texto 2:


Texto 3:


Texto 4:

Atividade em Sala

1.    Pela forma como é escrito, que tipo de texto é o texto 1
  
2.    Segundo o texto 1, o que o celular tem que fez o sujeito resolver gostar de usá-lo?

3.    De acordo com o texto, por onde as pessoas conversam mais hoje em dia?

4.    Na oitava estrofe do texto, o sujeito citar duas características da internet. Quais são?

5.    Qual o conselho o sujeito nos passa no sétimo verso?

6.    Marque um (X) em apenas uma das respostas:

·         Com qual frequência você utiliza celular?

(   ) nunca
(   ) frequentemente
(   ) de vez enquanto
(   ) direto

·         Para que você mais usa o celular?

(   ) ligação
(   ) mensagens de texto SMS
(   ) Redes sociais (facebook, whatsapp)
(   ) Pesquisas na internet (notícias, esportes, estudos, etc.

·         Com qual frequência você acessa a internet?

(   ) nunca
(   ) frequentemente
(   ) de vez enquanto
(   ) direto
  
·         O que você mais acessa na internet?

(   ) redes sociais
(   ) sites de notícias
(   ) estudos
(   ) assuntos do seu trabalho

Perguntas para respostas pessoais


7.    Você se considera um viciado(a) em celular/internet, POR QUE?


8.    Comente o que você acha de pessoas que ficam “presas” ao celular em momentos de confraternização com amigos, com a família, ou na hora das refeições, no momento das aulas, na missa, na hora de dormir, no momento do namoro, em reuniões, etc?


9.    Se você possui whatsapp, em quais grupos você faz parte?


10.  O que você mais gosta de postar na internet?




“Uma ligação. Uma mensagem. Um olhar. Um sorriso. Um beijo. Não programe a sua vida, pois as melhores coisas acontecem naturalmente”. 

3 comentários: